Gestão de custos: ferramenta na tomada de decisão

Gestão de custos: ferramenta na tomada de decisão

O desempenho da gestão de custos na administração de um hospital, especialmente naqueles que são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tornou-se indiscutível e indispensável para garantir maior efetividade, responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e sustentabilidade financeira.

A gestão de custos fornece e possibilita várias ferramentas de controle e monitoramento com o objetivo de apoiar e oferecer segurança nas tomadas de decisões. Permite ainda transparência para avaliação dos recursos aplicados, proporciona mecanismos de acompanhamento e controle, auxilia por meio de informações fidedignas, relevantes e tempestivas proporcionando suporte para a melhor decisão a ser tomada.

As corporações, principalmente aquelas que administram o bem público ou empresas de capital aberto, necessitam e preocupam-se em demonstrar aos seus stakeholders (acionistas, fornecedores e clientes) com maior transparência e lisura da aplicação e/ou rendimento de suas atividades mediante monitoramentos constantes e prestações de contas aos interessados.

Existem plataformas digitais especializadas em apurar, acompanhar e monitorar indicadores financeiros e assistenciais real time e/ou online, como por exemplo: média de permanência hospitalar, custo de paciente-dia, custos da hora cirúrgica, custo de exames, capacidade operacional instalada, taxa de utilização/ocupação, performance produtivas dentre outros. Essas informações apoiam e direcionam a equipe diretiva para um caminho mais seguro e mensurável.

Aliado a esse segmento, o sistema de informação precisa atuar de forma integrada para compilar dados de todas as atividades desenvolvidas, tornando-se dados essenciais para subsidiar o gerenciamento das informações, proporcionando maior rapidez, agilidade e segurança além de fornecer suporte técnico no desenvolvimento de relatórios internos para melhoria de processos.

Esse contexto é uma realidade no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, gerido pela Organização Social, Associação Goiana de Integralização e Reabilitação – AGIR, que desde o início de suas atividades prezou pelo cumprimento e lisura de suas operações e processos, a qual sempre preceituou pela aplicabilidade adequada dos recursos, sendo a pioneira no Estado de Goiás com esse modelo de gestão que propicia maior eficiência, transparência, controle de qualidade e produtividade com ênfase aos bons resultados.

O Estado de Goiás atualmente acompanha e monitora as unidades de saúde geridas por Organizações Sociais por interposição do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann. Esses dados são obtidos em plataformas Web os quais contribuem com o objetivo de garantir os princípios e diretrizes do Sistema Único da Saúde. Ademais monitora e acompanha as metas e indicadores firmados e previstos em contrato de gestão o qual direciona a Accountability.

Enfrentar as instigações que o sistema de saúde brasileiro apresenta e tomar decisões estratégicas em busca de bons resultados assistenciais e financeiros exige que a liderança do hospital e o parceiro público tenham ciência e conhecimento da gestão, em qual cenário ele esta inserido, seus principais gargalos e pontos de melhorias. Como citado por William Edwards Deming pai da evolução na qualidade: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”.

Organizações com gestão inteligente e madura tomam decisões racionais, conhecendo os riscos envolvidos, os impactos que poderão surgir e planeja as próximas ações para retomar os seus objetivos planejados.

Compartilhe:
Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5407
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
contato@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
contato@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3201-6400 / 3201-6437
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
contato@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
contato@hugol.org.br

Convênios

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu