Quem somos CRER




O CRER – Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo é um moderno complexo hospitalar que atende, especialmente, o grande incapacitado, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS. É reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV, pela atuação na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. É o primeiro hospital de reabilitação do País e o primeiro hospital público do Centro-Oeste com o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Iniciou as atividades no dia 25 de setembro de 2002, sob a gestão da AGIR – Associação Goiana de Integralização e Reabilitação, com a proposta de oferecer qualidade e excelência na reabilitação e readaptação do grande incapacitado. O Hospital foi idealizado tendo por base o modelo adotado pelo Instituto de Readaptação Gingras – Lindsay de Montreal (IRGLM), Canadá. Quando inaugurado, o CRER contava com uma estrutura física de 8.823 m².

Hoje já são 33.275,56 m², distribuídos em:

· 50 Consultórios Multiprofissionais - para atendimentos médicos, de enfermagem, serviço social, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, oftalmologia e odontologia
· 20 leitos de UTI Adulto
· 8 Salas Cirúrgicas
· 8 leitos de Recuperação Pós-Anestésica
· 136 leitos de Internação
· 7 Ginásios de Reabilitação
· 4 Piscinas de Hidroterapia
· Centro de Diagnóstico
· Laboratório de Marcha
· Central de Materiais e Esterilização
· Oficina Ortopédica, entre outros.

Missão: O CRER tem por missão oferecer excelência no atendimento à pessoa com deficiência, fundamentado no ensino e pesquisa.

Estrutura Administrativa CRER




Gestão da Qualidade


Desde sua concepção, o CRER, por meio de ações da AGIR, objetivou traduzir no planejamento sua filosofia de trabalho. Abriu as portas em setembro de 2002 com grande parte das rotinas formatadas, o que possibilitou, quatro anos mais tarde, a obtenção da certificação segundo a Norma ISO 9001:2000.
Em 2009, obedecendo aos critérios internacionais de certificação, mediante a mudança de versão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008, deflagramos o processo de recertificação.
Hoje, o CRER é uma Instituição com SGQ - Sistema de Gestão da Qualidade certificado conforme a norma NBR ISO 9001:2008, que garante a padronização dos processos da Instituição e facilita o acesso e controle das informações pelos usuários, colaboradores, clientes e órgãos fiscalizadores.
Para acompanhar o processo de manutenção do SGQ e garantir o padrão de qualidade do CRER, foi instituída a Comissão de Gestão Interna da Qualidade, em 2007, que reúne representantes de todas as áreas da Instituição.
Três Representantes da Direção são responsáveis por assegurar que os processos necessários para o SGQ sejam estabelecidos, implementados e mantidos, bem como promover a conscientização sobre os requisitos do cliente em toda a empresa e relatar à direção o desempenho do SGQ e qualquer necessidade de melhoria.

Acreditação
O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), após conquistar o certificado de Hospital Acreditado Pleno em 2014, no mês de novembro de 2016, foi Acreditado com Excelência - títulos concedidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em reconhecimento ao trabalho do hospital, que se preocupa em garantir serviços de excelência em assistência à saúde, com qualidade e segurança.
A ONA é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que certifica a qualidade do serviço de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Essa entidade tem por objetivo promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde, tendo como foco a melhoria da qualidade da assistência no País. Para a conquista da acreditação com excelência, o CRER, monitorou a eficácia e integração dos serviços, a partir do mapeamento dos processos das áreas assistenciais e afins. Levantou-se os perigos e riscos destes processos, que geraram indicadores para o cumprimento de metas, bem como, demonstraram uma política de melhoria contínua, e consequente maturidade institucional.
O certificado de Acreditado com Excelência reflete a política de trabalho implantada nos 14 anos de existência do Hospital, que confirma o compromisso dispensado à assistência com qualidade, melhoria contínua e maturidade nos processos. Com esta certificação, a instituição se torna o primeiro hospital público do centro-oeste acreditado com excelência.

Política da Qualidade
Buscar a melhoria contínua na assistência à saúde da pessoa com deficiência, valorizando o cliente e promovendo a excelência nos processos.

Objetivos da Qualidade
- Buscar a satisfação dos clientes.
- Promover a gestão responsável dos recursos Institucionais – humanos, financeiros, patrimoniais e ambientais.

Identidade Organizacional


Crer em Números


• Média de pessoas atendidas/dia: 1.735
• Número de pessoas atendidas desde a abertura (2002): 367.435 mil
• Média de procedimentos cirúrgicos/mês: 504
• Número de implantes cocleares (2012 a 2015): 90
• Média de aparelhos de ampliação sonora dispensados/mês: 222
• Média de órteses e próteses confeccionadas/mês: 989

Outros serviços:

• Média de atendimentos do serviço de Odontologia/mês: 1.899
• Média de atendimentos do Laboratório de Marcha/mês: 23
• Média de atendimentos do Crer em Casa/mês: 47 pacientes
• Número de colaboradores: 1.439

REFERÊNCIA: 1º SEMESTRE/ 2016

Dados Atualizados em: 24-01-2018

Nossos Serviços


• NOSSO PACIENTE - Clique aqui
• REABILITAÇÃO - Clique aqui
• INTERNAÇÃO - Clique aqui
• CENTRO DE DIAGNÓSTICO - Clique aqui
• COMO SE TORNAR UM PACIENTE DO CRER - Clique aqui

Oficina Ortopédica


A Oficina Ortopédica do CRER produz, sob prescrição médica, aparelhos de aplicação terapêutica que tem por objetivo proporcionar adequado alinhamento biomecânico com maior independência e conforto.
Atestada pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica – ABOTEC, a Oficina Ortopédica do CRER possui profissionais capacitados e utiliza recursos, insumos e equipamentos de tecnologia que permitem a produção de órteses e próteses, além de oferecer outros serviços essenciais no processo de reabilitação.
Com início do funcionamento em julho de 2003, a Oficina do CRER produz mensalmente uma média de 550 produtos, dentre próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção e realiza mais de 500 atendimentos por mês. Com o projeto de expansão, que está em andamento, a área física da Oficina será ampliada de 302 para 1260 metros². Com isso, a capacidade produtiva será consideravelmente aumentada.

Produtos:
- Órteses
- Próteses
- Coletes
- Sapataria Ortopédica e;
- Adequação Postural em Cadeira de Rodas

• Como conseguir um aparelho ortopédico no CRER? - Clique aqui

ATENÇÃO!
- Nos casos de dispensação de órteses, calçados e meios auxiliares de locomoção, o paciente não estará regulado para reabilitação. Ou seja, as solicitações do serviço das oficinas ortopédicas são independentes da regulação para reabilitação multiprofissional. O CRER, nestes casos, será somente o executante.
- Já em casos de dispensação de próteses, os pacientes serão regulados para reabilitação (fisioterapia, terapia ocupacional e outras terapias).

• Tabela de Procedimentos Órteses, Próteses e Meios Auxiliares dispensados pelo SUS - Clique aqui

Ensino e Pesquisa


É missão do CRER, desde sua fundação, oferecer excelência no atendimento à pessoa com deficiência, fundamentado no ensino e pesquisa. Como reconhecimento deste trabalho, a instituição foi certificada como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Saúde e Educação, publicada na portaria de nº 1.687, de 12 de agosto de 2014.
O Centro de Estudos do CRER é a estrutura responsável pelo aprimoramento técnico-científico, aperfeiçoamento, atualização dos profissionais, promoção e coordenação das atividades didáticas da Instituição.
Contatos: cene@crer.org.br / (62) 3232-3082 Tel/Fax: (62) 3232-3000 SAC: (62) 3232-3232

• Residência Médica 2016
O CRER oferece programas de residência médica em Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria), Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Anestesiologia e também em Otorrinolaringologia, a primeira na área cirúrgica. Todos os programas são reconhecidos e credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).
Contato: (62) 3232.3115/ cene@crer.org.br

• Aperfeiçoamento Profissional CRER e HDS 2018
O Programa de Aperfeiçoamento Profissional do CRER é um treinamento teórico-prático que permite aplicar conhecimentos por meio da vivência no exercício da profissão nas áreas de: Educação Física, Enfermagem, Imagem e Diagnóstico, Pedagogia e Serviço Social.

- Edital - Clique aqui
- Inscrições Efetivadas - Clique aqui
- Inscrições Deferidas HDS - Clique aqui
- Inscrições Deferidas CRER - Clique aqui
- Local, dia e horário de Prova - Clique aqui

• Aperfeiçoamento Profissional em Radiologia e Diagnóstico por Imagem A4 2017

- Edital - Clique aqui

• Aperfeiçoamento e Treinamento Avançado em Ortopedia 2018

- Edital - Clique aqui

• Estágios Curriculares - Clique aqui
• Desenvolvimento de Atividades Científicas - Clique aqui
• Realização de Eventos Científicos - Clique aqui

Como Chegar e Contato




Endereço: Av. Vereador José Monteiro, 1655 - Setor Negrão de Lima, Goiânia - GO, 74653-230
SAC: (62) 3232-3232 / 3232-3000