Hugol celebra quatro anos de funcionamento com mais de 8,5 milhões de procedimentos

Foi com o tema “quatro anos cuidando de vidas e educando em saúde” que o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), comemorou mais um ano de existência e, nessa sexta-feira, 05, celebrou culto ecumênico que contou com a presença de autoridades políticas e eclesiásticas, diretoria, colaboradores e pacientes da unidade de saúde e superintendência da AGIR – Associação Goiana de Integralização e Reabilitação.
“Hoje comemoramos quatro anos em que cuidamos de vidas e educamos em saúde, em uma história que tem sido construída com desafios e conquistas, sempre focando nas pessoas que aqui trabalham e que são atendidas. Nós somos diferentes e fazemos a diferença, por isso temos muito a comemorar e a agradecer. Continuaremos focando em nosso principal dever: atender com excelência, encantando os pacientes e os familiares que adentrarem essa instituição”, declarou o Diretor Geral do hospital, Hélio Ponciano Trevenzol.
O Secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, que esteve presente no evento representando o excelentíssimo Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, parabenizou o Hugol, ressaltando a importância da unidade para a rede de saúde pública em Goiás: “Os números do Hugol são extremamente expressivos, são quatro anos de muitas vitórias e hoje são mais de 440 leitos em funcionamento”.
Sérgio Daher, Superintendente de Relações Institucionais da AGIR, afirmou que “o Hugol conseguiu transformar o atendimento de urgência e emergência no Estado de Goiás. Ele consegue oferecer um atendimento técnico, ético e ágil, mas acima de tudo muito resolutivo e humanizado”. De acordo com o Superintendente Executivo da AGIR, Lucas Paula Silva, “temos observado um dinamismo de toda equipe em ofertar à população serviços de atenção à saúde, com um alto padrão de qualidade, sempre focado na excelência e na renovação. A vocação dessa unidade é prestar serviço à saúde pública do nosso Estado, buscando sempre o melhor aos usuários do SUS”.
O culto ecumênico foi presidido pelo preletor espírita Lourivan Macedo Domingos, pelo Pastor Elias Paschoal e pelo Padre Alaor Rodrigues de Aguiar. O evento contou ainda com uma apresentação musical religiosa do cantor Divaldo dos Santos.

Hugol em números

“O Hugol foi um grande avanço para a saúde da nossa região e hoje somos muito bem atendidos em questão de hospital de urgência e emergência. Vários amigos meus já foram atendidos aqui e só tenho a elogiar toda a equipe”, declarou Florisvaldo Pereira da Silva, representante da Associação de Moradores do Bairro Floresta. O cuidado dedicado às vidas foi avaliado pelos usuários com 97% de satisfação, o que reflete a filosofia de trabalho voltada à humanização do atendimento e, acima de tudo, à resolutividade, com qualidade e segurança para os pacientes. Quanto à origem dos pacientes, 59% são moradores de Goiânia, principalmente da Região Noroeste, e 40% de outros municípios de Goiás. Além disso, 1% dos atendimentos foram dedicados a pacientes de outros Estados, denotando a representatividade que o hospital tem obtido no âmbito nacional, como é o caso da unidade especializada em queimaduras. De julho de 2015 a junho de 2019, o hospital realizou mais de 8,5 milhões de procedimentos, dentre urgência e emergência, internações, ambulatório e equipe multidisciplinar (6.148.566), procedimentos cirúrgicos (65.542), hemodinâmica (2.864), exames (2.254.779), transfusões (42.023) e coletas de sangue (35.940). Atuar na educação em saúde da comunidade da Região Noroeste é uma das ações contínuas realizadas pelo Hugol desde 2016. De lá até junho de 2019, o hospital, por meio de seus programas institucionais PARE – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito, Hugol na Comunidade e Hugol nas Escolas, já interagiu com 52.786 pessoas, realizando orientações e/ou procedimentos de saúde.

Marcos importantes
Em agosto de 2018, depois de uma implantação bem-sucedida das ações do projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, o Hugol foi destaque em evento do tema, em São Paulo (SP), promovido pelo PROADI-SUS, na presença de convidados internacionais e dos hospitais do programa composto por 119 UTIs do país. Já em novembro daquele ano, a unidade implantou o escritório de melhoria, denominado NEXO – Núcleo de Excelência Operacional, iniciativa viabilizadora e mantenedora de novos métodos de gestão, inovadora no âmbito hospitalar, com foco em repensar os processos da unidade e propor o aperfeiçoamento contínuo dos setores usando, principalmente, a metodologia Lean Six Sigma.
Março desse ano foi um mês de dois grandes marcos, com a realização do diagnóstico organizacional, primeiro passo para o processo de acreditação que legitimará as práticas vigentes, com vistas a garantir o reconhecimento na esfera social, bem como as ações de melhoria contínua. Também foi realizado o I ENFACE – Encontro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hugol, que contou com a presença de palestrantes de renome nacional ministrando discussões para residentes e profissionais da área.
Mais recentemente, em abril, visando atender à demanda do Estado, foram ativados mais 55 leitos pediátricos, sendo 45 de internação e 10 de UTI, passando a receber pacientes via regulação estadual, com perfil de média e alta complexidade, que tiveram o primeiro atendimento no Hospital Materno Infantil.
Desde essa última implementação, o Hugol passou a totalizar 444 leitos ativos, sendo 86 leitos de terapia intensiva, destes, 59 para pessoas com idade acima de 13 anos; 20 de UTI pediátrica, dedicados a crianças com 30 dias de vida até completar 13 anos de idade; além de sete de UTI especializada no atendimento a pessoas acima de 13 anos que sofreram queimaduras. A internação possui 310 leitos, divididos nas clínicas cirúrgica, médica, de ortopedia/traumatologia, de especialidades, de cardiologia, de queimaduras e pediátrica. Além desses, existem 29 leitos para atendimento na urgência e emergência e mais 19 referentes à estabilização e observação dos pacientes infartados.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5407
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3201-6400 / 3201-6437
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
hds@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br

Convênios

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu