HUGOL inicia implantação do Sistema Manchester de Classificação de Risco

Colaboradores do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), foram capacitados pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco para a implantação do Sistema Manchester na Emergência da unidade, de 01 a 03 de outubro.

De acordo com a Gerente de Enfermagem do hospital, Lélia Sena, responsável pelo projeto de implantação, “foram capacitados 37 médicos e enfermeiros para o uso do sistema, que agora são certificados para a aplicação do protocolo. O uso dessa metodologia para classificação de risco será iniciada em novembro na Emergência do Hugol, possibilitando uma assistência ainda mais segura e de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde”.

Segundo as Diretrizes do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, “o Protocolo de Manchester além de permitir a priorização clínica dos pacientes é uma ferramenta de gestão do risco clínico robusta e passível de auditoria. Por si só, é útil na identificação de doentes de alto risco e constitui a base de toda organização do serviço de urgência”.

“Atualmente o Hugol trabalha com a classificação de risco do Humaniza SUS e compreendemos a oportunidade de migrar para esse protocolo validado cientificamente, que nasceu em Manchester, no Reino Unido, e foi posteriormente disseminado para outros países, como Alemanha, Holanda, Suíça, Noruega, Portugal, Espanha, Bélgica, Itália e México. Essa implantação traz diversos benefícios para o paciente que é acolhido na Emergência, propiciando uma priorização ainda mais eficiente dos atendimentos”, explica o Gerente de Atendimento ao Paciente do Hugol, Guillermo Sócrates.

Emergência
Acidentes e atos de violência, de variadas proporções, ocorrem diariamente, deixando vítimas geralmente graves, que necessitam de atendimento hospitalar ágil e eficaz em uma unidade de saúde que seja capaz de realizar os mais complexos procedimentos emergenciais. O Hugol se destaca como uma unidade para atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade, em traumatologia para adultos e crianças, como acidentes de trânsito, desastres, situações de violência e queimaduras, assim como urgências clínicas, tais quais o acidente vascular cerebral e o infarto.

“O hospital já nasceu dentro de uma filosofia de qualidade assistencial e todo cuidado foi tomado, desde sua concepção, com a formação de equipes estratégicas, visando o atendimento à vítima de politrauma, por exemplo. A equipe é formada por cirurgiões, clínicos, enfermeiros e equipe multiprofissional estrategicamente capacitados para a excelência operacional no cuidado aos pacientes graves”, afirma Guillermo.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5407
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3201-6400 / 3201-6437
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
hds@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br

Convênios

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu