Hugol recebe selo de acreditado pleno da ONA

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), tornou-se referência no atendimento em urgência e emergência no Estado de Goiás e no País. Agora, a qualidade dos serviços oferecidos pela unidade foi reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, resultado da recomendação em visita de certificação realizada em dezembro de 2019, e confirmada com a homologação do certificado em janeiro de 2020 e sua entrega oficial, que será realizada em cerimônia nessa quinta-feira, 13 de fevereiro, no auditório do hospital.

“Essa acreditação hospitalar reforça a credibilidade do serviço prestado pelo hospital perante a sociedade e também traz um grande desafio a todos pois, para ser mantida, a unidade deve continuar exercendo um serviço que prima pela segurança do paciente, atrelado a uma gestão efetiva e sustentável, buscando sempre se aprimorar. A AGIR parabeniza todos os envolvidos no processo e reforça que essa não é só uma conquista para o Hugol, e sim para a saúde de todos que se beneficiam dos serviços da unidade”, comentou o Superintendente Executivo da AGIR, Lucas Paula da Silva.

A Fundação Vanzolini, instituição acreditadora (IAC) de referência nacional, credenciada pela ONA para a realização de avaliações, gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), realizou a auditoria da unidade, conforme os requisitos do Manual ONA, em dezembro 2019. Como resultado, o hospital recebeu a recomendação da certificação ONA 2 – Acreditação Plena, direcionada para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e com plena comunicação entre as atividades. A conquista dessa certificação demostra que o Hugol está entre um seleto grupo de aproximadamente 100 hospitais no país com a acreditação plena.

“Nossa visão organizacional objetiva o reconhecimento nacional no atendimento em urgência e emergência, e essa certificação, advinda de uma instituição tão importante quanto a ONA, nos respalda ainda mais. Esse é o reconhecimento do trabalho dedicado de toda a equipe da unidade, que busca desenvolver processos mais eficientes e seguros no tratamento dos pacientes e no acolhimento dos familiares de uma forma humanizada”, relatou o Diretor Geral do hospital, Hélio Ponciano Trevenzol.

Qualidade e segurança
Visando a busca constante da cultura da qualidade e segurança do paciente na unidade, o Hugol possui o Programa Estratégico de Gestão da Qualidade – PEQui, sigla que faz referência à regionalidade do Estado e propicia um engajamento afetivo dos colaboradores, que abarca as ações voltadas à melhoria contínua dos processos para uma assistência ainda mais segura aos usuários do SUS. Possui também um escritório de melhorias, denominado NEXO – Núcleo de Excelência Operacional, iniciativa viabilizadora e mantenedora de novos métodos de gestão, inovadora no âmbito hospitalar.

A unidade possui ainda uma Comissão de Qualidade e Segurança do Paciente, que desenvolve diversas ações voltadas ao tema para o treinamento dos colaboradores. Os acompanhantes também são parte atuante desse processo: “Aqui recebemos orientações constantes de medidas de segurança, o que nos permite auxiliar a equipe em determinados momentos e verificar se todos os procedimentos realizados no paciente estão sendo feitos de forma correta”, relatou a acompanhante Rosângela Ferreira.

Saiba mais
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O manual de acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.

A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.

Entrega do certificado

Evento de entrega do certificado ONA 2
Data e hora:13 de fevereiro de 2020, às 09h
Local: Auditório Francisco Ludovico, do Hugol
Endereço: Av. Anhanguera, 14.527 – Setor Santos Dumont, Goiânia-GO, 74463-350

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